Páginas

sábado, 17 de julho de 2010

Sexta-feira, 16 de julho – o pó continua

Na sexta-feira de manhã fizemos nosso café da manhã ao ar livre, no hostal, e saímos para conhecer o povoado e procurar nossos passeios. Fomos para as termas de Puritama, mas a entrada era de $10 mil pesos chilenos por pessoa. Mas não foi só o preço que nos afastou dos banhos termais. Estava uma ventania incrível, que mal conseguíamos ficar em pé... só descemos para conhecer e fotografar e partimos em retirada. Antes de sair encontramos um guia que nos deu dicas de passeios e caminhos, sendo o principal: os Gêiseres Del Tatio. Fomos para o Salar do Atacama, conhecer as lagunas de Cejar e de Piedra. São lagoas, no meio das salinas, que pode ser usada para banho no verão. Lá nenhum corpo afunda, por conta da alta salinidade da água... essa não pudemos curtir, nem precisa dizer por quê...
O vento estava pra lá de forte e a certa altura da estrada não conseguíamos enxergar um palmo a frente do nariz! Estávamos no meio de uma tempestade de areia...
Seguimos para o povoado de Toconao, com seus 550 habitantes. A cidade estava simplesmente deserta, não tinha uma alma viva, a não ser os cachorros, na rua. Encontramos uma empresa, com uma pracinha e resolvemos pedir para almoçar no refeitório deles, já que não tinha lugar sem areia para comer. Tudo era pó.
Eles gentilmente nos deixaram entrar e até ofereceram ensaladas e pan. Foram muito gentis.


Comemos bem nossos lanches, com tomates, cenouras, azeitonas, o pão doado, queijo, batatinha frita de pacote gigante e suco de maça. Aí, os meninos: “Isa vamos levar o rótulo para o seu pai?” (Nota: meu pai coleciona rótulos da coca-cola). “Vamosssss”. Mais um pra coleção.
Decidimos voltar para arrumar as coisas, já que sairíamos por volta das 5 da manhã para conhecer o gêiser. Fomos a um café, no centro da cidade, atualizamos o blog e os e-mails e fomos agraciados com uma apresentação de um simpático mágico argentino, de Tucuman, em inicio de carreira. Talentoso.
Voltamos e preparamos um caldo para o jantar, pois a recomendação era comer algo leve e pouca quantidade para nos preparar para o passeio do dia seguinte e a passagem para a Argentina.

Um comentário:

  1. Vocês são doidinhos mesmo...tempestade de areia? Tô fora... Saudades...saudades, mas estou feliz por vcs. Tomara que tudo esteja bem com vcs.

    ResponderExcluir