Páginas

segunda-feira, 12 de julho de 2010

NEVEEEEEEEEE

Chegamos a Uspallata com os nervos bem nervosos. Seguimos de San Juan a caminho de Mendoza e decidimos ir pelo caminho antigo até Uspallata, ou seja, passando por uma estradinha de rípio que passa pela Cordilheira, em Termas de Villavicencio. Bom, roteiro definido, pé na estrada mais uma vez, ou melhor, rodas na estrada....
Estava indo tudo muito bem quando (depois de muitas tosses dentro do carro) paramos para comprar mel. O problema é que fizemos um retorno bem próximo de um posto policial, a poucos quilômetros de Mendoza. Compramos o mel e na volta o que é que deu? Isso mesmo, fomo parados por um policial.
Ele pediu para o Dani descer do carro pois não estava acreditando muito em nossos documentos, aí ele resolveu aplicar uma multa de $ 2 mil, pois o Dani ainda não tinha ligado os faróis quando voltou pra pista (depois de comprar o mel). Nota: aqui o farol é obrigatório por lei durante o dia também.
O Dani aceitou a multa e o policial começou a enrolar pra preencher o papel, começou a fazer um pouco de terrorismo, dizendo que nossos documentos ficariam apreendidos, um montão de baboseiras até o Dani oferecer $ 100 (pesos) para não aplicar a multa. Claro que ele achou pouco e reclamou, mas aí Dani disse que eu sou jornalista, ele fotógrafo e que estávamos em um safári fotográfico que irá se tornar um trabalho para publicação, inclusive com oferta do governo argentino. Aí ele resolveu amornar a situação e acabou aceitando a grana. Nem precisa dizer que novamente fiquei p.... da vida, querendo subir no pescoço daquele carabineiro sem vergonha. Joguei aquela praga básica, que as mulheres podem desejar aos homens, (pois não volta) e seguimos em frente.
Raivas à parte tomamos o caminho escolhido e lá fomos nós.... estrada bem simples, no começo, com asfalto meio ruim, mas com um visual incrível. Chegamos a um hotel que possui termas e logo acima está aberto para visitação (a pé) das ruínas de um antigo hotel termal que foi destruído por uma avalanche andina. Decidimos seguir em frente.
Subindo, subindo e subindo a Cordilheira, avistamos um grupo de vicuñas e saímos com as máquinas em punho. Paramos o carro mais distante do grupo e o Dani foi caminhando ao encontro deles.... a certa altura veio o pedido que eu temia: “Isa, vem dirigindo até aqui, que eu vou fotografando...” Tá loco Dani, nem morta que vou pegar a Tracker em plena Cordilheira, com os 3 dentro do carro!!!!” – “Claro que vai, deixar de onda e vem logo com esse carro (rsrsrs)!”
Aí, ouvi vozes no carro me dizendo: “Vai Isa, você consegue, a gente te ajuda”. Vocês acham que depois de uma força dessas eu amarelei?
Pois bem, fui para o volante, pegamos o papai Dani e continuamos a subir, desta vez com a Isa na direção... Claro e evidente que morri de medo, mas fui. Todos me deram a maior força e foi tudo tranqüilo.
Bom, depois das fotos Dani assumiu o “leme” e seguimos a Uspallata.
Paramos em um mirante a 3100 metros de altitude, em um dos pontos da Ruta Sanmartinianas, que é uma via sacra, que alguns corajosos enfrentam caminhando, e que passa pelo caminho que o libertadore General San Martin, fez. (Nota: Gal. San Matin participou ativamente do processo de libertação da Argentina, Chile e Peru, da Espanha, sendo o primeiro a obter êxito).
Voltando.... Chegamos lá no fim da tarde com um visual lindo. Diversas árvores altíssimas margeiam a pista até a rotatória central da cidade. Lindo mesmo.
Paramos no posto de informações turísticas e depois fomos procurar hospedagem. Encontramos um hotelzinho bem simples, mas com camas em dia e água quente. Era um hotel tocado por um casal de senhores. A mulher era bem esperta, mas o marido já era bem de idade e aí, cheio de manias e por isso, desta vez quem dançou foi o Dani. No meio do banho dele, o velinho desligou o aquecimento e da-le água fria. Aí, fui lá, com o meu portunhol sofrível e pedi para que religasse o aquecimento....
Com a programação na mão, dia seguinte seguimos rumo ao Aconcágua. Alugamos sapatos para neves e nosso “cuolopatins”, ou ski-bunda para os brasileiros.
SIMPLESMENTE INDESCRITÍVEL!!! O visual do caminho já começou tirando o fôlego de todos: os picos da cordilheira branquinhos de neve. Surpreendente, principalmente para a caipira aqui, que nunca tinha visto neve na vida, e pra somar, nos Andes!!!!
Bom, para dar um refresco, o Aconcágua fica para o próximo post...

Um comentário:

  1. Que aventura incrível, em todos os sentidos, vcs estão vivendo: banho do Dani super frio, vc dirigindo na neve e eu entrando no alto mar. Morri de medo, mas fui.A vida tá aí e os desafios também. Desejamos é muita saúde com alegrias infinitas prá vcs curtirem esse mundo maravilhoso que Papai do Céu nos concedeu.Bjs nossos com saudades.

    ResponderExcluir