Páginas

sexta-feira, 16 de julho de 2010

Domingo, 11 de julho – As estrelas aos nossos pés

Nossa cabana, na verdade, era a casa de um dos filhos de Maria Raquel, que está estudando na Nova Zelândia. Uma gracinha, mas tivemos problemas com a água quente e trocamos para a cabana da frente, maior e tão boa quanto.
Levantamos cedo e fomos passear pela região. No dia anterior fechamos o passeio no observatório de Pagne. Geralmente eles trabalham com grupos escolares, mas demos sorte por conta do eclipse solar.
Encontramos o grupo por volta das 14h30 na Praça central de Vicuña e seguimos em comboio até o cerro do observatório. Cerca de meia hora de caminho, chegamos.
O observatório Del Pagne (lê-se panhe) é particular, construído também como atração turística. Geralmente os passeios são noturnos, com data e horas agendados previamente, mas o eclipse abriu uma exceção.
Por volta das 16h (hora local, com 1 hora a menos que o Brasil), o eclipse começou...


recebemos os óculos especiais, com filtro 90% para ver o espetáculo que, infelizmente, de onde estávamos seria visto parcialmente. Nota: o lugar mais indicado para ver o eclipse (total) foi a Ilha de Páscoa.
No começo do passeio, acompanhamos uma breve apresentação em slides, sobre o eclipse. Muito legal. Depois pudemos ver o sol ampliado em 300 vezes, com um telescópio de 60 cm de diâmetro, com assessoria de 2 profissionais, que pacientemente respondeu todas as perguntas que fizemos.


Todos nós ficamos fascinados, e brincamos com as máquinas para tentar a melhor imagem do eclipse.... O cenário começou a mudar por volta das 17h, quando a amiga lua se despediu do amigo sol.
Ficamos para o anoitecer e ver alguns planetas e estrelas no belo céu de Vicuña. Emoção geral. Ficamos sem palavras para descrever a emoção de ver planetas que só víamos nos livros ou na internet.... Vimos Vênus e Saturno, com seus anéis. (Nessa demos sorte também. Saturno leva 16 anos para ficar com os anéis na linha horizontal).
Depois dos planetas, vimos algumas nebulosas e estrelas mais famosas, que agora me fogem os nomes.
Descemos de volta para nossa cabana por volta das 21h. Ao voltar descobrimos que a Espanha levou a Copa.


O Kauê estava com os óculos especiais quando eu fotografei o Dani fotografando... quando mostrei pra ele, nem precisa dizer a piadinha....

Nenhum comentário:

Postar um comentário