Páginas

domingo, 6 de fevereiro de 2011

Bahia 2010

Gente, fomos para a Bahia em outubro, depois de uma aventura no gelo, curtir o bom e velho sol baiano.... Doce e santa ilusão. Voltei mais branca que fui.... choveu!

Bom, mas melancolias à parte, vou comentar com vocês minhas impressões sobre nosso trajeto...
Partimos de Socorro, pela Fernão Dias, em direção à BH. Apesar dos milhares de pedágios que encontramos pelo caminho, a estrada até lá está em boas condições e dispõe de vários postos de serviços, o que nos deixou tranquilos, pois sempre precisamos de um banheiro ou alguma lugar digno para "esticar as pernas".
Desta vez JP deu menos trabalho, apesar da ansiedade de chegar, se conformou com a estrada e curtiu as músicas e brincadeiras que fizemos dentro do carro.
Paramos em Belo Horizonte para almoçar e seguimos sentido Governador Valadares e depois para Teófilo Otoni, a terra das pedras preciosas... chegamos tarde por lá, afinal rodamos cerca de 1.000 km. Optamos por isso, assim sobraria menos estrada para o segundo dia.

Aqui serve um parêntese: depois de BH a pista fica simples, e sempre tem muito caminhão, e quase sem pontos de ultrapassagem. Péssimo, pois a viagem ficou muito mais longa, pois há vários trechos com subidas bem íngremes e muitos caminhões de grande porte, tornando também a viagem um pouco perigosa devido a imprudência de grande parte dos motoristas. Detalhes: pegamos vários congestionamentos nesse trecho, simplesmente pelo excesso de veículos.... lamentável.
Paramos para comer uma pizza em Teófilo Otoni, na rua do hotel mesmo... apesar do atendimento ainda iniciante, comemos. O sistema de rodízio funcionava por pedaços, ou seja, você escolhe os sabores que deseja e a pizza vem em pedaços, individuais. A idéia é boa, mas pouco funcional naquele caso. Fomos dormir, todos instalados em um quarto, que apesar de não fechar a porta do banheiro, estava confortável. O pessoal do hotel nos recebeu muito bem.
Dia seguinte tomamos o café da manhã muito caprichado (imediatamente lembramos o "cafe con leche e as meia-lunas".... café da manhã à moda brasileira: Oba!).
Carro carregado e pé na estrada, sentido Teixeira de Freitas, na Bahia. Em Eunápolis, tomamos a BR-367, sentido Porto Seguro, uma vez que nosso primeiro destino foi Arraial D´Ajuda.
No meio do caminho encontramos o acesso para a Rota do Descobrimento e fomos parar aos pés do Monte Pascoal. No parque é possível fazer um trekking, mas tem que ir preparado: tênis adequado, calças, boné, óculos de sol e muuuuuito repelente. Deve- se ter um pouquinho de preparo, já que a caminhada não é exatamente um passeio no bosque e também é necessário contratar um guia para seguir na trilha, no caso índios Pataxós que são responsáveis pelo parque. Do lado de fora há algumas barraquinhas com artesanato Pataxó.



Perfeito. Chegamos por volta das 5 da tarde, com um calor daqueles de praia, rsrs. Encontramos os amigos Márcio e Luiza, que moram em Porto e nos receberam carinhosamente. Comemos esfihas no “jantar” e fomos para a casa dos parentes, que também no abrigaram de forma calorosa.
Essa viagem foi simplesmente incrível, pois pudemos rever os familiares e curtir uns dias na companhia deles.
Depois de Arraial seguimos para a Praia do Espelho, no Outeiro das Brisas, pertinho de Trancoso. Por lá não deixem de comer uma pizza maravilhosa na Pizzaria do Darlei. Ele e a Jaque, sua esposa, são nota 10 em receptividade e no preparo de massas espetaculares. Vale a pena.

Outra dica é o passeio de caiaque, descendo o Rio Caraíva em direção à praia. Maravilhoso! A paisagem é deslumbrante e a aventura deliciosa. Eu e Dani fomos em um caiaque duplo e cada um dos meninos seguiu em seus caiaques individuais... JP, participando da aventura, seguiu o trajeto no barco de apoio, ao lado da vovó Geni. Nesse dia choveu, mas nem isso nos desanimou... Fica mais essa dica para quem estiver afim de uma aventura leve e tranqüila.

Segue o link do vídeo do passeio para quem puder curtir...

Um beijo à todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário